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Aula 5 - 20/04/11 - APRENDENDO A UTILIZAR O VISUALG

Nesta aula o professor nos apresentou um software interpretador de algoritmos que vai nos ajudar no ensino que é o chamado VisuAlg, abaixo segue os exercícios que foram feitos em aula. Obs: Os exercícios foram postados no modo em que são executados no VisuAlg.


1) Sabendo-se que:
1 pé = 12 polegadas
1 jarda = 3 pés
1 milha = 1.760 jardas
Faça um programa que receba uma medida em pés, faça as conversões a seguir e mostre os resultados em:
a) polegadas      b) jardas              c) milhas


algoritmo "Pes"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
   pes, polegadas, jardas, milhas: real
inicio
   escreval("Digite a quantidade de pes a ser convertidos: ")
   leia(pes)
   polegadas <- pes * 12
   jardas <- pes / 3
   milhas <- jardas / 1760
   escreval(" Polegadas:", polegadas)
   escreval(" Jardas:", jardas)
   escreval(" Milhas:", milhas)
fimalgoritmo


2) Faça um programa que receba o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre:
                a) a idade dessa pessoa;
                b) quantos anos essa pessoa terá em 2010.

algoritmo "Idade"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
   ano_nasc,ano_atual,idade_anos,ano2010: inteiro
inicio
   escreval (" Digite o ano de seu nascimento ")
   leia(ano_nasc)
   ano_atual <- 2011
   idade_anos <- ano_atual - ano_nasc)
   ano2010 <- ano_atual - ano_nasc - 1
   escreval (" Sua idade é ", idade_anos)
   escreval (" Sua idade em 2010 seria ", ano2010 ," Anos ")
fimalgoritmo


3) O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do preço de fábrica com o percentual de lucro do distribuidor e dos impostos aplicados ao preço de fábrica. Faça um programa que receba o preço de fábrica de um veículo, o percentual de lucro do distribuidor e o percentual de impostos. Calcule e mostre:
                a) o valor corespondente ao lucro do distribuidor;
                b) o valor correspondente aos impostos;
                c) o preço final do veículo.

algoritmo "Valor_veiculo"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
   valor_lucro, valor_imposto, carro_novo, preco_fabrica, percent_lucro, percent_imposto: real
inicio
   escreval( " Digite o preço de fabrica do veiculo " )
   leia(preco_fabrica)
   escreval( " Digite o procentual de lucro do distribuidor ")
   leia(percent_lucro)
   escreval( " Digite o percentual de imposto ")
   leia(percent_imposto)
   valor_lucro <- preco_fabrica * percent_lucro / 100
   valor_imposto <- preco_fabrica * percent_imposto / 100
   carro_novo <- preco_fabrica + valor_lucro + valor_imposto
   escreval(" Valor do lucro do distribuidor: ", valor_lucro)
   escreval(" Valor de imposto: ", valor_imposto)
   escreval (" Valor total do veiculo: ", carro_novo," R$")
fimalgoritmo


4) Pedro comprou um saco de ração com peso em quilos. Pedro possui dois gatos para os quais fornece a quantidade de ração em gramas. Faça um programa que receba o peso do saco de ração e a quantidade de ração fornecida para cada gato. Calcule e mostre quanto restará de ração no saco após cinco dias.

algoritmo "Ração_gatos"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
   peso_saco, racao_gato1, racao_gato2, total_final: real
inicio
   escreval ( "Digite o peso do saco de ração em Kg: ")
   leia(peso_saco)
   escreval ( "Digite em gramas quanto de racao consome o primeiro gato")
   leia(racao_gato1)
   escreval ( "Digite em gramas quanto de racao consome o segundo gato")
   leia(racao_gato2)
   racao_gato1 <- racao_gato1 * 5 / 1000
   racao_gato2 <- racao_gato2 * 5 / 1000
   total_final <- peso_saco - (racao_gato1 + racao_gato2)
   escreva(" Em 5 dias sobrou:", total_final, " Kg")
fimalgoritmo 


A aula de hoje sem duvida nenhuma foi muito produtiva, aprendi um comando novo que é chamado de " escreval " que é basicamente o " escreva " porém sua  única diferença é que pula uma linha em seguida, e também aprendemos a dar vida ao algoritmo lançando as frases que serão jogadas na tela, facilitando o entendimento do usuário, aos poucos está diminuindo o temor da mátéria. Acredito estar evoluindo muito com essa disciplina.


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