1) Sabendo-se que:
1 pé = 12 polegadas
1 jarda = 3 pés
1 milha = 1.760 jardas
Faça um programa que receba uma medida em pés, faça as conversões a seguir e mostre os resultados em:
a) polegadas b) jardas c) milhas
algoritmo "Pes"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
pes, polegadas, jardas, milhas: real
inicio
escreval("Digite a quantidade de pes a ser convertidos: ")
leia(pes)
polegadas <- pes * 12
jardas <- pes / 3
milhas <- jardas / 1760
escreval(" Polegadas:", polegadas)
escreval(" Jardas:", jardas)
escreval(" Milhas:", milhas)
fimalgoritmo
2) Faça um programa que receba o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre:
a) a idade dessa pessoa;
b) quantos anos essa pessoa terá em 2010.
algoritmo "Idade"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
ano_nasc,ano_atual,idade_anos,ano2010: inteiro
inicio
escreval (" Digite o ano de seu nascimento ")
leia(ano_nasc)
ano_atual <- 2011
idade_anos <- ano_atual - ano_nasc)
ano2010 <- ano_atual - ano_nasc - 1
escreval (" Sua idade é ", idade_anos)
escreval (" Sua idade em 2010 seria ", ano2010 ," Anos ")
fimalgoritmo
3) O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do preço de fábrica com o percentual de lucro do distribuidor e dos impostos aplicados ao preço de fábrica. Faça um programa que receba o preço de fábrica de um veículo, o percentual de lucro do distribuidor e o percentual de impostos. Calcule e mostre:
a) o valor corespondente ao lucro do distribuidor;
b) o valor correspondente aos impostos;
c) o preço final do veículo.
algoritmo "Valor_veiculo"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
valor_lucro, valor_imposto, carro_novo, preco_fabrica, percent_lucro, percent_imposto: real
inicio
escreval( " Digite o preço de fabrica do veiculo " )
leia(preco_fabrica)
escreval( " Digite o procentual de lucro do distribuidor ")
leia(percent_lucro)
escreval( " Digite o percentual de imposto ")
leia(percent_imposto)
valor_lucro <- preco_fabrica * percent_lucro / 100
valor_imposto <- preco_fabrica * percent_imposto / 100
carro_novo <- preco_fabrica + valor_lucro + valor_imposto
escreval(" Valor do lucro do distribuidor: ", valor_lucro)
escreval(" Valor de imposto: ", valor_imposto)
escreval (" Valor total do veiculo: ", carro_novo," R$")
fimalgoritmo
4) Pedro comprou um saco de ração com peso em quilos. Pedro possui dois gatos para os quais fornece a quantidade de ração em gramas. Faça um programa que receba o peso do saco de ração e a quantidade de ração fornecida para cada gato. Calcule e mostre quanto restará de ração no saco após cinco dias.
algoritmo "Ração_gatos"
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
peso_saco, racao_gato1, racao_gato2, total_final: real
inicio
escreval ( "Digite o peso do saco de ração em Kg: ")
leia(peso_saco)
escreval ( "Digite em gramas quanto de racao consome o primeiro gato")
leia(racao_gato1)
escreval ( "Digite em gramas quanto de racao consome o segundo gato")
leia(racao_gato2)
racao_gato1 <- racao_gato1 * 5 / 1000
racao_gato2 <- racao_gato2 * 5 / 1000
total_final <- peso_saco - (racao_gato1 + racao_gato2)
escreva(" Em 5 dias sobrou:", total_final, " Kg")
fimalgoritmo
// Autor : Jefferson Figueiredo
// Data : 20/04/2011
// Seção de Declarações
var
peso_saco, racao_gato1, racao_gato2, total_final: real
inicio
escreval ( "Digite o peso do saco de ração em Kg: ")
leia(peso_saco)
escreval ( "Digite em gramas quanto de racao consome o primeiro gato")
leia(racao_gato1)
escreval ( "Digite em gramas quanto de racao consome o segundo gato")
leia(racao_gato2)
racao_gato1 <- racao_gato1 * 5 / 1000
racao_gato2 <- racao_gato2 * 5 / 1000
total_final <- peso_saco - (racao_gato1 + racao_gato2)
escreva(" Em 5 dias sobrou:", total_final, " Kg")
fimalgoritmo
A aula de hoje sem duvida nenhuma foi muito produtiva, aprendi um comando novo que é chamado de " escreval " que é basicamente o " escreva " porém sua única diferença é que pula uma linha em seguida, e também aprendemos a dar vida ao algoritmo lançando as frases que serão jogadas na tela, facilitando o entendimento do usuário, aos poucos está diminuindo o temor da mátéria. Acredito estar evoluindo muito com essa disciplina.
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