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Aula 3 - 06/04/11 - MÉTODOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ALGORITMO

     Nesta aula o professor Jossandro nos passou a idéia do webfólio, o qual consiste em uma apresentação virtual produzida pelo aluno (normalmente utilizando uma ferramenta de blog) onde são apresentadas todas as aulas em forma de narrativa, bem como uma reflexão individual do aluno sobre seu aprendizado em aula, e que seja feita uma reflexão de cada aula.
     O webfólio será uma das ferramentas de avaliação utilizadas na disciplina, sendo que terá peso idêntico a uma prova ou trabalho. Segue abaixo os slides da aula 3.











































Execícios feitos em aula:

a) Especificar um algoritmo para calcular e exibir na tela a área de um triângulo de base b e altura h, em que os valores de b e h são fornecidos pelo usuário via teclado. A = (b*h)/2
 
Descrição narrativa:
1º passo: pegar valores de b e h
2º passo: calcular usando a formula A = (b*h)/2
3º passo: exibir resultado final

Pseudocódigo
algoritmo_area
var
   b,h,s:real
inicio
   ler(b,h)
   s <-(b,h)
   escreva(s)
fim


b) Compraram-se 30 canetas iguais, que foram pagas com uma nota de R$ 100,00 obtendo-se R$ 67,00 de troco. Quanto custou cada caneta?
Descrição narrativa:
1º passo: pegar os valores 30, 100 e 67
2º passo: subtrair 67 de 100 e dividir o resultado por 30
3º passo: mostrar o resultado final

Pseudocódigo
algoritmo_caneta
var
   x<-30
   y<-100
   z<-67
   r<-(y–z)/x
   escrever(r)
fim


c) Se X possui o valor de 15 e forem executadas as seguintes instruções:

X←X + 3
X←X – 6
X←3 * X
Qual o será o valor armazendo em X?

Teste de mesa:
X←15 + 3= 18
X←18 – 6=12
X←3 * 12= 36


Após algumas aulas acredito estar entendendo realmente o termo algoritmo, o difícil não é fazê-los e sim resolver problemas. Tudo é muito novo e entrar nesse novo mundo não é nada fácil, tudo é muito complexo mais é só praticando que se aprende, nesta aula aprendi como montar um algoritmo, partindo da descrição narrativa, do pseudocódigo, do fluxograma, além de fazer o teste de mesa para ver se o mesmo está correto. Tudo está ficando mais claro e objetivo.

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